QUALITY

CONSULTORIA E TREINAMENTO

Norma-ISO

NORMA ISO

CONSULTORIA ISO VERSÃO 2015

O QUE É ISO?

É a Organização Internacional de Normalização, com sede em Genebra, na Suíça. Foi criada em 1946 e tem como associados organismos de normalização de cerca de 160 países.

A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos.

Suas normas mais conhecidas são a ISO 9001, para gestão da qualidade, e a ISO 14001, para gestão do meio ambiente.

Estas normas estabelecem requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos como: materiais, produtos, processos e serviços. Os principais objetivos das normas de sistema da qualidade são os sistemas organizacionais e gerenciais, a partir dos quais produtos e serviços são concebidos, projetados, fabricados e comercializados.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS NORMAS ISO:

ISO 9001 versão 2015 - A norma de gestão da qualidade mais conhecida no mundo agora na sua nova versão 2015. Aplicável a qualquer tipo de organização, promove o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade visando a satisfação do cliente.

ISO 14001 versão 2015 - É aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo obter um desempenho ambiental correto. Minimizando impacto ambientais, promovendo a concientização de seus colaboradores, destinação adequada de seus resíduso e adequação as legislações pertinentes.

ISO/TS 16949 - É uma especificação técnica ISO que se alinha as normas norte-americana, alemã, francesa e italiana existentes de sistemas de qualidade automotiva dentro da indústria automotiva global. Ela especifica os requisitos do sistema da qualidade para a concepção/desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de produtos automotivos.

OHSAS 18001 - Permite às organizações gerenciar os riscos operacionais e melhorar seu desempenho. A norma oferece orientações sobre avaliações de saúde e segurança e sobre como gerenciar os aspectos de saúde e segurança das atividades de seu negócio de forma mais eficaz, levando em consideração a prevenção de acidentes, a redução de riscos e o bem-estar de seus funcionários.